MSC Seaside: Ilha de St. Martin – Philipsburg
América Central

MSC Seaside: Ilha de St. Martin – Philipsburg

Europa Escala em Paris: aonde ir e o que fazer? Publicado por Siane Camila Luzzi em 21 de December de 2016

Logo que compramos a passagem para a Eurotrip, vimos que teríamos uma escala de 10 horas em Paris, quem não amaria? Mas daí começam as perguntas, será que vale a pena sair do aeroporto? O aeroporto internacional é longe da cidade? Dá tempo de ir em algum lugar mesmo, ou só de dar uma volta de metrô? Aliás, metrô, táxi ou aluguel de carro? Será fácil se comunicar ou os franceses realmente não gostam de falar outro idioma que não o francês? Bom galera, vou responder essas e mais perguntas aí embaixo, claro, com muitas dicas para facilitar sua vida e seu planejamento, clique em continuar lendo ;))

 

Torre Eiffel 1

 

A primeira resposta já está na foto, deu sim tempo de conhecer a Torre Eiffel 😀 Voltando um pouco para entender o que aconteceu, nosso voo de ida tinha Veneza como destino final, mas como compramos com milhas e tal, poderíamos tentar correr um pouco no aeroporto e entrar direto para Veneza, ou parar por 10h em Paris. Como meus tios estavam junto e eles não voltariam para Paris nessa viagem, resolvemos aproveitar a oportunidade da escala para conhecer um pouquinho da cidade, afinal, era verão e não achávamos que seria difícil se deslocar pela cidade e visitar os pontos turísticos mais famosos.

 

Detalhe Catedral de Notre Dame

 

E não foi. Começarei com umas dicas sobre o aeroporto. Que é gigantesco, acho que nem preciso dizer né?! Mas é. A imigração é bem tranquila, muito parecida com a dos EUA, não pediram documentos comprobatórios (que é sempre bom você ter à mão, e tínhamos tudo em uma pastinha), mas pediram quantos dias íamos ficar, a data da volta, aonde íamos e qual era a intenção da viagem. Tudo isso, sem nenhum problema em falar em inglês. Alguns agentes nem pedem nada, apenas carimbam o passaporte e pronto, então, se você está fazendo tudo certo, fique bem tranquilo.

 

Gárgulas Catedral de Notre Dame

 

Se você decidiu sair do aeroporto e aproveitar a passagem pela cidade para dar uma volta, conhecer os principais pontos e comer o tradicional macaron, segura aí. Primeira coisa à fazer é baixar o Google Maps (se ainda não tiver em seu celular) e então baixar o mapa de Paris, assim você poderá acessá-lo off-line e não se perderá nas caminhadas ;D Basicamente você tem 3 opções para sair do aeroporto para a cidade. A primeira é de metrô, a segunda é táxi e a terceira é alugando um carro. Vou explicar o primeiro empecilho da segunda e terceira opções: o trânsito. Sem contar que de táxi você irá gastar uma grana (o aeroporto fica à, por exemplo, 31km do nosso primeiro ponto de parada, que foi a Catedral de Notre Dame), ficará em torno de 60 euros para a ida e 60 euros para volta. Alugar um carro, além do trânsito e da possibilidade de se perder, você pode perder algum tempo precioso assinando papéis, retirando o carro, procurando lugar para estacionar (e não levar multa ou ser guinchado) e tudo mais. Então, ficamos com a primeira opção o/ O metrô em Paris é muito organizado e limpo, tem diversas linhas, e uma especial que sai e leva ao aeroporto Charles de Gaulle (CDG).

 

Catedral de Notre Dame

 

Tudo é muito sinalizado dentro do aeroporto, para pegar a linha de trem que vai para a cidade, você deverá seguir as placas: RER B. Tenha em mente que essa será a linha para sair e voltar para o aeroporto, não importa aonde você esteja, o início e o fim será o aeroporto. Dentro do aeroporto você encontrará um balcão de ajuda para turistas (falam português e espanhol muito bem) e lá você poderá comprar o ticket que sai por 9,75 euros cada ida, ou ainda, 8 euros se comprar em várias pessoas. Serão, aproximadamente, 35min (de poucas paradas) do aeroporto até a estação Saint-Michel-Notre Dame, onde então, bem na saída, à sua frente, estará a belíssima Catedral de Notre Dame. Acredito que a Catedral dispensa apresentações, mas ela é encantadora, principalmente, internamente. A entrada é gratuita, apenas precisa pagar quem quer subir em suas torres e ficar bem perto das gárgulas. Os turistas tomam sua frente, mas a fila anda rapidinho, não precisa se preocupar com tempo. Pode fazer seu passeio bem tranquilo, admirar a arquitetura e os vitrais, mas cuidado para não ficar mais que 1h.

 

Rio Sena

 

Essa foto mostra o Rio Sena e ao fundo a Pont des Arts, ou a famosa, Ponte dos Cadeados, onde os apaixonados escrevem seus nomes nos cadeados e os penduram lá. Quando fomos, haviam pouquíssimos cadeados pois eles haviam sido retirados todos no início de 2016, para não prejudicar a ponte com o peso. Desse ponto da foto, você pode ver o Louvre ao fundo *—-* Claro, se você não quer caminhar, não gosta ou não pode, pegue um táxi na saída da Catedral, pois entre a Notre Dame e o Museu do Louvre, serão 2km, ou o metrô no mesmo lugar em que você chegou à catedral. Fomos caminhando e foi muito bom, mesmo com o sol de julho.

 

Pirâmide Museu do Louvre

 

Quando você vai se aproximando do Musée Du Louvre vai sentindo uma emoção crescente (fãs de Dan Brown, a pirâmide é liiiiinda). Ele é uma construção lindíssima e imponente, vista de longe. Infelizmente, no tempo da escala não tem como você visitá-lo internamente, ele é gigantesco e mesmo apenas para você ver a Monalisa, levará um bom tempo até chegar a sua sala. Apenas aproveitamos o tempo ali, tiramos fotos e tudo mais.

 

Arco do Carrousel

 

Bem pertinho do Louvre, você verá o Arc Du Carrousel, pequeno, mas muito lindo e rico em detalhes.  Bem perto da pirâmide, terá uma estação de metrô, se estiver frio, chovendo ou muito calor, você poderá ir até a parada Charles de Gaulle – Etoile, que será em frente ao Arco do triunfo propriamente dito. Mas se quiser fazer como nós, e já estiver na hora de comer, pegue essa dica de restaurante/lanchonete: Aux Delices De Manon (400 rue Saint Honore, 75001 Paris). Fica em uma rua paralela à Rue de Rivoli. A comida é boa e cheia de opções, preço bom e atendimento muito bom, adoramos mesmo. Seguindo até o restaurante, você encontrará umas galerias, com várias lojas e mais restaurantes. As lojas vendem perfumes e maquiagens à preços muito bons e sem taxa (como duty free mesmo), os perfumes foram os mais baratos de toda a Europa.

 

Detalhe do Arco do Triunfo

 

Caso você não tenha utilizado a opção de sair do Louvre de metrô direto até o Arco do Triunfo, seguindo pela Rue de Rivoli você passará pela Place de la Concorde, local histórico após a queda da bastilha. Seguindo por mais 2km pela Av. des Champs Élysées, aproveite as lojas, o passeio, todas aquelas pessoas juntas no passeio e tudo mais que der *-* Como você já caminhou bastante, talvez seja uma ótima ideia pegar o metrô “Kléber” na Avenue Kléber e seguir até a estação “Trocadéro”.

 

Arco do Triunfo

 

O Trocadero é um monumento enorme bem em frente à Torre Eiffel (infelizmente não tirei nenhuma foto bonita e bem enquadradada de lá, sorry mesmo). De lá você terá a melhor visão da torre (por isso esqueci a foto boa desse monumento), e as melhores fotos. Dica importantíssima: não comprem água dos ambulantes de lá, por mais que você esteja com sede e seja barata, é impossível tomar a água que estão vendendo, o gosto é muito ruim e questionável. Depois que você descer pelo lado da fonte que tem na Trocadero, você encontrará uns food trucks e tal, aí sim, você pode comprar sua água, sorvete, crepe…

 

Torre Eiffel

 

A nossa última parada foi então a Torre Eiffel mesmo, ela é linda e muito maior do que imaginávamos, Estava muuuuito calor, então os food trucks de sorvete foram muito bem-vindos. Tudo perto da torre é muito caro, desde a lembrancinha até a comida, então se puder comprar as lembrancinhas em outros locais, provavelmente você conseguirá economizar um pouco. Bom, o objetivo é voltar para o aeroporto e pegar o próximo voo. Aconselho se programar para estar no aeroporto com 2h de antecedência, então tente não se enrolar muito. A maior parte do passeio fizemos a pé e foi bem tranquilo quanto ao tempo. Para voltar ao aeroporto a partir da Torre Eiffel, fique de frente para o Rio Sena e siga à esquerda (sem atravessar a ponte né), aí você chegará à estação “Gare Du Champ de Mars Tour Eiffel” e poderá pegar a linha “RER C”, descer na estação “Saint-Michel-Notre Dame” e então pegar novamente o “RER B”, mas agora no sentido do aeroporto. No nosso caso, a primeira estação citada acima estava fechada, então tivemos que seguir andando (em frente mesmo) até a próxima, com o nome “Gare de Javel” e fazer o mesmo indicado acima.

 

Museu do Louvre

 

Pessoal, espero que eu tenha ajudado e também dado algumas ideias para quem vai ter essas horinhas na capital francesa. Vale muito a pena sair do aeroporto, se você ter mais que 5h já vale a pena, apenas se planeje direito. Não percam o próximo voo hein ;* até loguinho!

Siane Camila Luzzi


Engenheira Ambiental, 29 anos, de coração e tradição gaúchos, está fazendo doutorado na UMN, em Minneapolis, EUA. Fica super ansiosa antes de qualquer viagem, do tipo hiperativa, que refaz a mala no mínimo 5x, fica correndo de um lado pro outro e não dorme nas noites anteriores à viagem. Contato: sianeluzzi@gmail.com

Leia também...


Comentários