Pode chamar de Playa Del Carmen ou de melhor localização entre os melhores destinos de Quintana Roo, mas sem a muvuca de Tulum ou a caresa dos resorts de Cancun. Afinal, porque a gente escolheu Playa ao invés desses outros destinos bem mais badalados? Bora ler aí embaixo, porque tenho certeza que você vai concordar com os meus motivos.
Câmbio. Para começar, você chegará no Aeroporto de Cancún, inclusive, foi o melhor câmbio que achamos durante toda a viagem e fica localizado diretamente em frente à saída da sala de desembarque. Mais uma dica sobre dinheiro, leve dólar para trocar lá, pois eles não trocam reais nas casas de câmbio, e aí você terá que achar alguém e pode ser bem desvantajoso. Outra coisa, porque trocar dólar para pesos mexicanos logo no início? Pois como é a moeda que os locais usam, você pagará menos nas coisas do mercado, farmácia, passeios, ou compras em geral. A cotação de quando estou escrevendo esse post é R$ 1,00 = MXN 3,75 = $5,27.
E como faz para ir do aeroporto de Cancún para Playa del Carmen? Essa é fácil, e tem várias opções. Você pode ir de táxi privado, que custará, em média de 100 à 150 dólares. Você também pode ver se seu hotel ou resort oferece transfer do aeroporto, o que é bem comum. Você também pode alugar um carro no aeroporto, o que eu não recomendo muito, pois o trânsito de entrada e saída de Cancún pode ser meio caótico. Mas, como ficamos em Airbnb, escolhemos tentar pegar um ônibus, que pelo o que lemos nas reviews era super de boa. Não decepcionou. Compramos o ticket assim que chegamos, o guichê fica à alguns passos atrás da casa de câmbio e tem muuitas opções de horário, e a empresa se chama ADO (clique aqui). Pagamos 216 pesos, o que são R$55,00. Super limpo, ar-condicionado, e em pouco menos de 1h estávamos em Playa del Carmen. Essa foto aí de cima fica à uma quadra da estação de ônibus, em uma das áreas mais movimentadas da Quinta Avenida.
Aonde a gente se hospedou? Como mencionei antes, escolhemos ficar em um Airbnb, para economizar e também porque sabíamos que não faríamos todas as refeições no resort, então pegar algo all-inclusive não seria vantagem. Embora, quero deixar bem claro que tem váários resorts maravilhosos em Playa localizados dentro de um condominio chamado Playacar, com praia esclusiva, e que são muuuuuito mais em conta do que os de Cancún, e de novo, continuo preferindo Playa por causa da localização central, cidade e praias. Enfim, vou fazer propaganda gratuita desse lugar que ficamos, o “El Mexicano”, caso alguém queira também, pois foi muito cômodo, seguro, limpo, e de ótima localização. Mas tem muuuitos outros com as mesmas coisas, ou até melhores que você pode conseguir. A gente planejou essa viagem em cima do laço, ou seja, 10 dias antes da partida. Então as opções eram sim mais escassas.
Enfim, por que Playa del Carmen e não Cancún, Tulum ou Cozumel? E ainda tem mais opções na região, mas essas são sim as principais. Porque Cozumel é uma ilha, que eu já tive o prazer de visitar, e achei maravilhosa, mas não era o que eu queria pra essa viagem. Sem contar que da última vez que andei naquela balsa pra chegar lá passei bem mal haha Tem post aqui no site contando sobre como foi a ida à cozumel, foi durante meu primeiro cruzeiro, mas é só digitar na barra de busca ;D Tulum, parecia um pouco longe e a hospedagem estava insamente cara para quando estavamos planejando ir, então decidimos que visitaríamos Tulum de outro jeito (sim, a gente foi e vai ter post sobre). E Cancún tinha duas opções, Airbnb que ficava longinho das praias ooou resorts que também estavam super caros mas ficavam de frente para a praia. E o que todo mundo diz, é que você acaba não saindo muito para conhecer as coisas em outros lugares, já que é muito confortável ficar só no resort. Vai ter post sobre Cancún também, pois passamos uns dias lá para conferir como é. Enfim, depois de assistir vídeos de uns viajantes que sigo à muito tempo, do WeLove, resolvemos que Playa era perfeito, e foi!
E quais são as melhores épocas para visitar essa parte da costa mexicana? Então gente, a melhor época é entre Setembro e Maio, pois nos meses de verão mesmo o sargaço toma conta das praias de Cancún, Playa e Tulum. Parece que Cozumel é único lugar que não é muito afetado. E eu não to falando de um pouco de alga não, eu to falando de pilhas e pilhas de alga e do mar estar marrom ao invés do verde e azul que vocês estão vendo nas minhas fotos. Minha tia e meu primo foram em Agosto e não conseguiram entrar na água, para vocês terem uma ideia, e disseram que não dava pra aguentar o cheiro, então nem pegar um sol na areia era confortável.
O que fazer em Playa? Bom, a principal atração depois das praias, com certeza é a super movimentada Quinta Avenida. Quando você estiver procurando o lugar para ficar, tente ficar à no máximo duas quadras de distância dela, pois é muito legal caminhar por lá à noite, e é mais seguro se você estiver ainda nas áreas movimentadas. Bom, os melhores tacos que comemos foram no Señor Frog’s, que fica em plena Quinta Avenida, e sempre tem festa rolando lá depois das 21h. Praticamente em frente, tem um um Irish Pub para quem é fã é de cerveja boa. Uma das melhores descobertas que fizemos foi de um bar com Happy Hour, praticamente em frente à Sephora, se chama Las Camelias, se não me engano era das 17h às 19h (melhor conferir pois não tenho certeza), 2 drinks pelo preço de um, melhores margueritas da vida! Andar pela Quinta Avenida, degustar tequila, se cuidar com o pessoal oferecendo droga toda a hora, e fazer comprinhas também estão na lista. Ah, tem várias franquias da Amorino na quinta avenida, e claro que não tinha como ficar sem provar né, sorvete gostoso e muito lindo! As comprinhas de lembrancinhas fizemos nas lojinhas locais, como essa da foto aqui embaixo, que tem muuuitas ao longo da avenida, e é também muito legal de escutar as histórias dos vendedores e tudo mais. Fizemos umas visitinhas ao Walmart também, para comprar comida, chocolate e café. Eles tem muuuuitos tipos de chocolates, inclusive vários com José Cuervo e outros licores. Eles tem também uns cafés saborisados, na nescafé inclusive, que nunca havia visto antes, mas que amamos. Último e bem importante, alugar uma bicicleta e sair para explorar a cidade. Se não me engano, pagamos $16 para 3 dias e foi muuuuito mara. Escolhemos um que é da mastercard, e foi super fácil. Tinham vários lugares na cidade para pegar e deixar a bicicleta. E a nossa rota preferida era descer pela Calle 38 e ver o nascer do sol na praia! Não deixe de conferir!
Qual a melhor playa de Playa? Bom, essa é fácil de responder, fica em frente aos resorts do Hilton e Grand Hyatt. Faixa de areia enorme, pessoal passando pra vender comida (não recomendo comprar), beach clubs pra quem quer passar o dia mais relaxado e com bebidas à vontade, e um mar maravilhoso, como esse do próximo vídeo. Então coloca a localização do Hilton, e só vai!
Que passeios posso fazer saindo de Playa del Carmen? A gente escolheu fazer um para conhecer uma das sete maravilhas do mundo moderno, a Chichén Itzá, impressionante cidade maia. Nesse mesmo passeio, pudemos conhecer um pouco da cultura maia, já que os próprios guias eram descendentes, e também um dos cenotes mais lindos da região, o Oxmán Cenote. Esse passeio contratamos na rua em Playa mesmo, e demos muuuuita sorte. A empresa é a Easy Tours, umas banquinhas rosas que você vai ver na rua, e custou 60 dólares cada uma. Incluia: ônibus com ar-condicionado, almoço e bebida, visita ao cenote Oxmán, e entrada na Chichén Itzá. Valeu muuuuito a pena. Também alugamos um carro para ir pra Tulum, mas vou falar disso em outro post.
Um beijo super especial à minha parceira dessa aventura, Aninha, que foi uma companheira maravilhosa para esses dias <3 e bora pra Tulum? Até o próximo post ;** não deixa de seguir a gente no insta hein, @blogzerandoavida
Siane Camila Luzzi
Engenheira Ambiental, 29 anos, de coração e tradição gaúchos, está fazendo doutorado na UMN, em Minneapolis, EUA. Fica super ansiosa antes de qualquer viagem, do tipo hiperativa, que refaz a mala no mínimo 5x, fica correndo de um lado pro outro e não dorme nas noites anteriores à viagem. Contato: sianeluzzi@gmail.com
Leia também...
- Burrito Amor Melhores praias e lugares para visitar em Tulum
- #cruzeiro MSC Seaside: Nassau – Bahamas
- #cruzeiro MSC Seaside: Ilha de St. Martin – Philipsburg
Comentários