Muitas pessoas pensam que Toronto é a capital do Canadá, alguns pensam que é Vancouver. Sim, essas são as maiores cidades, mas Ottawa é a verdadeira capital. Localizada a 450km de Toronto, parece ainda cultivar um ar de cidade pequena. Nas ruas você desfruta da sensação maravilhosa de segurança, caminhando entre prédios históricos, ruas cheias de restaurantes e jardins encantadores. Vem com a gente conhecer um pouco mais da verdadeira capital canadense.
Ottawa foi a segunda cidade nesse roteiro pelo Canadá. Chegamos de Toronto, numa viagem que demorou pouco mais de 4h, de ônibus. A viagem foi super tranquila, o ônibus parou apenas uma vez para que pudéssemos usar o banheiro e comprar comida. A nossa estadia, assim como em Toronto, foi em um Airbnb (quem precisar de recomendação, pode deixar comentário) e foi maravilhosa. Escolhemos um lugar perto da Chinatown. Que por sinal é linda e organizada como em poucos lugares que visitamos.
Chegamos logo no início da tarde, apenas deixamos as coisas no quarto e fomos explorar. Estávamos muito cansados dos dias em Toronto, pois mesmo tendo um bom serviço de transporte público, você não quer ficar toda hora andando de metrô ou ônibus (e não esqueça do passeio no zoológico). Ottawa não teve necessidade de transporte público, pois mesmo o Airbnb ficando à uns 1,5km do Parlament Hill, as ruas eram tão lindinhas e tão agradáveis que caminhamos bastante (passamos na sephora, e achamos uns saquinhos relaxantes para os pés, tem foto na galeria e valeu muito a pena).
O Parlament Hill é o lugar mais visitado da capital. Também pudera, é aonde estão os prédios mais importantes do governo e também os mais antigos da cidade. 2017 é o ano de aniversário de 150 anos de confederação canadense, então a capital tinha eventos todos os dias. Como esse, que acontecia todas as noites em frente ao prédio do parlamento, ao qual era usado como tela de projeção para um “filme” sobre a história do país até hoje. Foi uma surpresa bem agradável, pois até então não sabíamos que teria isso (na galeria você encontrará mais fotos das projeções). O primeiro dia se resumiu a ficar pelo Parlamaento, aproveitar o céu azul e ir ao Byward market, que eu conto lá embaixo sobre.
Voltando a falar sobre o Parlament Hill, o prédio principal do parlamento é esse das fotos acima (que não é o primeiro, já que o outro foi queimado). O conjunto de prédios é realmente muito lindo. A visita no prédio principal ocorre durante todo o ano, é gratuita e você só precisa chegar um pouco antes para que tenham vagas. Os tickets são liberados no prédio bem em frente ao do parlamento (do outro lado da rua), e são por ordem de chegada, inciando às 08:30h. A visita dura de 20 à 50min, dependendo se você subirá na Peace Tower ou não.
Mas não deixe de ir. A visão de lá é lindíssima, já que você não verá nenhum outro prédio com essa altura. A Peace Tower foi construída para lembrar das milhares perdas do exército canadense durante a primeira guerra mundial. Ela conta com um relógio e 53 sinos, que soam com o passar das horas. Durante o verão, a fila é grande, mas vale muito a pena esperar uns 15-20 minutinhos para subir.
Antes de subir na torre você fará um passeio pelos principais locais do parlamento, como a biblioteca. Gente, é linda demais. Toda feita de madeira, bem iluminada e silenciosa. Se você quiser, pode ficar um dia todinho lá dentro.
Essa foto aí em cima é da câmara do Senado. Bem ao fundo, temos os tronos reais. Já que ainda o país é uma “colônia” da Inglaterra. Os detalhes dessa sala (e do prédio todo) são deslumbrantes.
Do lado de fora, vários jardins e lugares para se abrigar em dias de muito sol. No verão, o calor se faz muito presente, com temperaturas que passam dos 30ᵒC facilmente. Durante o inverno é melhor preparar aquelas diversas camadas de roupa, uma boa touca e botas, pois a neve e o vento não perdoam. Tanto que se você for após o início de janeiro, toda a superfície do rio Ottawa estará congelada.
Aproveitando, vou concluir o segundo dia com essa foto do Rideau Canal. Muito visitado, ele atravessa a capital, e na verdade não só capital, mas tem um comprimento de quase 200km e passa por diversas outras cidades. Durante o verão você poderá ver diversas lanchas subindo e descendo pelas comportas. No inverno eles deixam a superfície congelar (sem movimento com as comportadas), e de dezembro a março você poderá praticar hóckei ou patinar no gelo. O rideau canal é considerado patrimônio da UNESCO.
Para o terceiro dia, seguindo a dica de uma amiga canadense, ao qual disse que não poderíamos deixar a cidade sem fazer isso, alugamos uma bicicleta de dois lugares e fomos passear pelo canal. E sim, foi a melhor escolha que poderíamos fazer. Quem quiser alugar bicicleta por lá também, e eu sugiro muito que façam isso (mesmo com crianças, pois a cidade é bem plana), alugem na “Escape Tours & Rentals”, é bem mais barato e fica a uma quadra do Parlament Hill (tem o flyer na galeria). No aluguel eles vão dar dicas e um mapa de onde ir segundo o tempo que você quiser ficar com a bicicleta. Nós alugamos para o dia todo, já que queríamos contornar todos os parques.
Passamos pelas “cachoeiras”, pelor parques, pela “marina”, por mais parques, atravessamos em cima de uma comporta do Rideau Canal, enfim, fomos para outra província, enfim foi uma aventura mesmo. A cidade toda tem ciclovia, ou faixas de ciclovia, como na foto abaixo, dentro dos parques tem lugares especiais para pedestres e ciclistas.
Andamos tanto de bicicleta que fomos com ela para Gatineau (Quebéc), que fica do outro lado da ponte e conecta as províncias de Ontário e Quebéc.
E a supresa do outro lado foi incrível. Combinados de fazer um piquenique em alguma área verde depois da ponte. E aqui vai uma dica importante que eu já adotei na Europa e nessa última viagem também. Leve sempre uma canga com você. Sim, aquela de praia mesmo. No verão é comum você ir visitar ingrejas e as pessoas pedirem para você trocar o short ou a saia (principalmente se você estiver na Itália), então você pode simplesmente amarrar a canga por cima e está tudo certo. Outra coisa, é pra estender e sentar mesmo, fazer um piquenique ou descansar. Dica preciosa hein e que quase não pesa ou ocupa espaço na sua mochila.
Pois chegamos do outro lado e o que tinha? Uma mostra de jardim. Siiiim, jardins hornamentais (ou algo do tipo, não se esse é o nome correto). Mas minha gente, pensa em um lugar lindo (e com entrada gratuita também). Não queríamos saír de lá de jeito nenhum.
Tudo feito com um grau de perfeição incrível. Por favor, vão para a galeria ver as outras fotos, sério mesmo. Usamos a canga aí também, e dessa vez saiu até uma soneca embaixo de uma das várias árvores espalhadas pelo parque. Antes de devolver a bicicleta, ainda passamos no galeria nacional.
Para finalizar o dia, um passeio pelo Byward Market. E a partir de agora vou dar dicas das coisas aleatórias que fizemos entre os passeios. O By Market é bom local de ser visitado a qualquer hora, mas principalmente no almoço e café da manhã. Todos os dias do verão tem feira lá, com vários stands, opções de comidas, frutas, roupas, souveniers… Sem contar que tem vários mercadinhos que vendem carnes e queijos deliciosos (para aquele picnic). No By Market você encontrará uma padaria francesa, com tanta coisa deliciosa que é bem difícil escolher. E tem um restaurante mexicano, barato e muito gostoso, muito gostoso meeeeeesmo.
Para refrescar a tarde, o sempre lotado, Sweet Jesus, dica de uma amiga brasileira que já tinha experimentado e amou (e tem como não amar Dani?!). Fica na rua atrás do mercado. Não deixe de ir.
Melhor dica que você terá sobre restaurante e pub em Ottawa: Warehouse. Grava bem esse nome, faz um lembrete no celular, faz um memo no computador, faz print, tira foto… Porque minha geeeente, a comida é muito boa e o menu todo sai por CAD 4.95 cada *———-* Sem falar que tem drink do dia e a comida é muito deliciosa gente, sério mesmo. Na verdade almoçamos e jantamos mais de uma vez lá. O lugar é super agradável e os garçons bem atenciosos, música boa e gente rindo o tempo todo. P.S.: você vai encontrar esse restaurante, com esses preços, em mais 14 locais espalhados pelo Canadá todo. Então antes de viajar, já faça sua listinha.
Para quem gosta, a Chinatown é limpa e organizada, como disse acima. Tem muuuuitos restaurantes, muitos mesmo. E dependendo de onde você estiver, precisará passar por ela para visitar a Little Italy, outro ponto bem importante da cidade.
A Little Italy é um lugar um pouco mais caro, mas bem lindo. Não tem só restaurante italiano, na verdade, tem até um pub irlandês (que parecia muito legal). A dica lá é o Posto Locale, que tem massas deliciosas e um lugar super aconchegante do lado de fora, perfeito para noites quentes mas com um ventinho gostoso.
Nas suas caminhadas você ainda verá a troca de guarda do parlamento, outro momento muito legal. E ali pertinho tem também o National War Monument, que é enorme e tem troca de guarda de hora em hora.
Mais como um overview, Ottawa é uma cidade muito econômica, se comparada à Toronto. As principais atrações são gratuitas, tem comida deliciosa e barata (tem várias festinhas também), tem o Rideau Shopping para quem quer fazer umas comprinhas, tem prédios históricos lindos e com entrada de graça, sem contar os parques exuberantes que fazem o passeio de bicicleta inesquecível e o Napean Point que tem a melhor vista da cidade para o pôr-do-sol.
Enfim gente, espero que tenham gostado do post. Ainda mais longo que o habitual, mas realmente eu quis colocar mais fotos dessa cidade simplesmente encatadora. Daqui uns dias tem mais!! Não esqueçam de compartilhar por aí, seguir o insta @blogzerandoavida e ir ver o restante das fotos na galeria, prometo tem coisa linda lá! Beijinhos e até loguinho ;**
Siane Camila Luzzi
Engenheira Ambiental, 29 anos, de coração e tradição gaúchos, está fazendo doutorado na UMN, em Minneapolis, EUA. Fica super ansiosa antes de qualquer viagem, do tipo hiperativa, que refaz a mala no mínimo 5x, fica correndo de um lado pro outro e não dorme nas noites anteriores à viagem. Contato: sianeluzzi@gmail.com
Leia também...
- #cruzeiro Cruzeiro pelo caribe: Miami e MSC Seaside
- destaques Acampando no Yellowstone National Park
- Bear Country Acampando no território dos ursos – Grand Teton National Park
Comentários