A pequena cidade de Pisa é conhecida mundialmente por sua torre, e sim, é um dos monumentos mais procurados e visitados na Itália. Perto de Florença e Livorno, e no caminho de quem vai de Milão à Roma, que tal uma passadinha de carro por lá? Vem conhecer um pouco mais desse destino da linda Itália 😀
Minha gente, quando você chega e vê a tal Torre de Pisa, parece mesmo que vai cair, sério. Ela é bem mais alta do que a gente imagina e muito mais torta também. Sim, é possível subir e fazer a visitação nela. Para comprar os tickets antecipadamente, você pode acessar esse site, apenas tenha cuidado com os dias em que ela fica fechada. Fomos no verão e tinham muitas pessoas lá, e com certeza, o lugar mais disputado é no gramado que fica em frente à torre (esse é de graça), onde toooodo mundo, todo mundo mesmo, tira aquelas famosas fotos segurando-a urheuhruehr é bem engraçado, cada ideia que a gente vê (e tem)!
Um dos monumentos que compõe o centro histórico da cidade (que foi alvo de diversas guerras e mesmo assim foi mantido para a posteridade) é o batistério. Se comprado junto ao ingresso a torre, a entrada sai apenas por 5 euros, a arquitetura dele é divina.
Falando um pouco sobre a nossa viagem, resolvemos passar por Pisa pois estávamos indo de Florença para Roma, e não queríamos ir de avião, afinal, o tempo estava bem propício para uma viagem de carro, sem contar que a distância entre as duas cidades (passando por Pisa) é de 5h apenas, e como bônus você vai passar pelo litoral oeste da Itália, tornando a estrada bem linda e pouco movimentada, já que há uma via mais rápida para ir de Florença a Roma, e que a maioria das pessoas prefere. Super indico fazer isso, e se você puder passar o dia todo viajando, aproveite para parar nas pequenas cidades do caminho, como Volterra e Follonica. Lembre de alugar o carro aqui no Brasil ainda, para você economizar bastante. E para estacionar, fique bem tranquilo que é fácil de encontrar lugar, você pode deixar na rua ou pagar poucos euros para deixar em um estacionamento, mas procure um pouco, não vá colocar no primeiro que você encontrar ;D A foto abaixo é do muro que circunscrita a torre, e por onde você entrará para visitar os monumentos.
Na foto abaixo, você consegue ver os principais monumentos próximos a torre. Da esquerda para a direita estão: Battistero di San Giovanni (que tem uma cúpula), um pedaço do Palazzo dell’Opera (aquele beeeeem lá atrás), a grande Cattedrale di Pisa, e então, a Torre de Pisa. Falando um pouco sobre a história, a torre é toda feita de mármore e teve sua construção iniciada ainda em 1173. Devido a erro de cálculo (se fosse hoje em dia esse engenheiro não tinha mais CREA) foram feitos apenas 3 metros de fundação, ou seja, não tem como segurar uma torre do peso e altura que é (ainda feita de mármore e com sete sinos), com apenas essa medida de fundação. Ela já passou por diversos passos de restauração e continua passando, mas com a tecnologia de hoje, está fora de perigo.
Ali perto você encontrará diversas lojinhas e restaurantes, as lojinhas são bem boas e os preços não são estão acima das outras cidades turísticas, bem pelo contrário. Mas o que eu não indico é comer por ali, entramos em um restaurante onde não pagamos baratos e a comida não era boa, sério, foi um pouco decepcionante, tente comer em outro local da cidade.
Nossa passagem por Pisa foi super rápida, mas valeu muuuito a pena! Espero que tenham se inspirado para fazer a roadtrip também *-* Para mais informações, deixe seu comentário ;D Abraços e até a próxima pessoal ;*
Siane Camila Luzzi
Engenheira Ambiental, 29 anos, de coração e tradição gaúchos, está fazendo doutorado na UMN, em Minneapolis, EUA. Fica super ansiosa antes de qualquer viagem, do tipo hiperativa, que refaz a mala no mínimo 5x, fica correndo de um lado pro outro e não dorme nas noites anteriores à viagem. Contato: sianeluzzi@gmail.com
Leia também...
- #cruzeiro Roteiro de um dia em Kotor Bay – Montenegro
- Amsterdam Roteiro para um dia em Amsterdam
- arte Florença em 24h de puro encanto
Comentários