MSC Seaside: Ilha de St. Martin – Philipsburg
América Central

MSC Seaside: Ilha de St. Martin – Philipsburg

Ásia China: 7 dicas de que você está fazendo negócios da maneira correta Publicado por Wilian Zorzi em 17 de March de 2017

O mundo dos negócios esta cada vez mais simples e descomplicado, isso é um fato. Porém, respeitar antigas tradições e estabelecer uma relação de confiança e honrar seu ponto de vista em determinadas situações segue um mistério para muitos. Então, seguem algumas dicas para que “não perder a face” em suas negociações:

 

Chinese Tea

 
 

1. Ciclo de negócios:

Um Chinês prefere fazer negócios com a indicação de outro amigo/empresário. Uma máxima que ouvi em uma de minhas 9 idas à China foi: “Aqui amigos tem que fazer negócio!” A indicação garante uma espécie de segurança, de que já tens feito negócios…Que es um bom pagador e que garante compras consecutivas. Nenhum negócio, repito, nenhum negócio é feito para o curto prazo. Marinheiros de uma viagem não são bem vindos.

 

Mas não tenho contatos ou jamais fiz negócios com a China:

 

Escolha seu melhor contato com acesso, comece pelo ciclo de amizades dele. É infalível. Peça uma indicação aos amigos chineses mais próximos e os negócios irão fluir.

 

2. Apresentações:

 
 

Say Hi in Chinese!

 
 

Ao conhecer um novo contato o aperto de mãos inicia a trajetória dos negócios. 

Este não é um cumprimento oriental, foi um costume adquirido pelo povo Chinês para que pudessem interagir de maneira mais natural com empresários ocidentais. O costume original é semelhante ao Japonês onde o grau de curvatura demonstra o grau de respeito.

 

Nada de toques, beijos, abraços ou tapinha nas costas. Chineses não gostam de contato físico – Algo tem haver com a energia (chi) conversa para outro post – Então não estranhe o aperto de mão mole pois este é um costume estrangeiro.

Dê o aperto de mãos e curve-se levemente. É infalível.

 

3. Jantares:

 

Chinese Dinner

 
 

Negócios na China são regados ao ego de jantares maravilhosos! Se você foi a China à negócios e não teve um grande jantar, desculpe mas você não está fazendo negócios da maneira correta.

 

Posição na mesa: O anfitrião (quem convida e paga a conta) irá se sentar na posição de destaque. Normalmente no lugar oposto a porta – Já ouvis-te falar de Sun Tzu e A Arte da Guerra? Pois é, esta arte se aplica no cotidiano chinês a cada pequeno gesto. O anfitrião se senta normalmente ao oposto da porta pois tem o local mais protegido da sala. Se você for um cliente alvo (importante) na concepção dele, sentar-se-á a sua direita.

 

Curiosidade: O número de pratos ofertados será sempre par. Números impares são para velórios.

 

To be continue…

Wilian Zorzi


Empreendedor no ramo de Comex e Artista nas horas vagas. Apaixonado por negócios e pelas culturas do mundo. Paixão esta que se molda em um estilo de vida alternativo e empolgante!

Leia também...


Comentários