MSC Seaside: Ilha de St. Martin – Philipsburg
América Central

MSC Seaside: Ilha de St. Martin – Philipsburg

Europa Vaticano: o menor país do mundo em 1 dia de visita Publicado por Siane Camila Luzzi em 20 de January de 2017

Nenhum tempo no Vaticano ou em Roma será suficiente para admirar todas aquelas belezas construídas pela humanidade a tanto tempo, algumas super preservadas, outras destruídas ou em ruínas. Mas a maravilhosa sensação de você estar em um lugar com tanta história é emocionante e gratificante. Hoje eu vou falar apenas sobre o Vaticano e a meia maratona que caminhamos em apenas um dia para conhecer o menor país do mundo. Prepara o fôlego e vem comigo 😀

 

A criação de Adão

 

 

Galera, o post vai ser grande, mas principalmente pelas imagens, vocês já devem ter entendido que eu gosto de mostrar os locais, para quando vocês estarem, lá ficar bem mais fácil de se achar ;D Apenas, para esclarecer, fomos também na Audiência Papal, porém sobre esse assunto farei outro post, que deve vir em seguida desse, para esclarecer dúvidas e dar dicas de como poder participar sem ter que pagar e evitar um pouco das filas para pegar um bom lugar.

 

Jardins do Vaticano

 

Embora o Vaticano seja o menor país do mundo, com cerca de 47ha de área total, quando eu disse aí em cima que fizemos meia maratona, foi porque no dia dessa visita, meu aplicativo marcou, 21,4km andados em um dia (sem carro, sem metrô, sem carona, apenas passos), chegamos acabados no hotel, mas muito satisfeitos e realizados.

 

Basílica de São Pedro

 

Chegamos em Roma no fim da tarde e após devolvermos o carro fomos dar uma voltinha a pé na praça em frente à Basílica de São Pedro. Foi muito lindo vê-la toda iluminada e com um céu azul acima, vale muito a pena dar essa escapadinha. Tinham pouquíssimas pessoas na praça e o clima de fim de tarde estava bem agradável, mesmo sendo um fim de tarde em pleno forte do verão europeu. Lembre-se que para visitar a praça ou o Vaticano você não pagará nada, apenas tours especiais e entrada nos museus serão pagos.

 

Ingressos Museus do Vaticano

 

Nosso primeiro compromisso do dia era a Audiência Papal (assim que eu fizer o post, vou deixar o link clicável aqui para facilitar suas vidas). Logo após, começou nossa corridinha, pois ainda em casa havíamos comprado o passeio de ônibus guiado pelos Jardins do Vaticano, compramos pelo site: http://www.rome-museum.com/ que é o site oficial dos Museus do Vaticano. Nesse site você vai encontrar todos os tipos de visitas, guiadas e não guiadas, tickets para o Vaticano e também para as atrações de Roma, como o coliseu e tal. Além de ingressos para o Vaticano e Roma, tem tours que podem ser compradas para outras cidades, como Florença. Dica importante: quem possuir carteirinha de estudante internacional, não vai adiantar para entrar nas atrações tanto do Vaticano quanto de Roma, então já pode comprar as entradas “inteiras”. Apenas estudantes da União Europeia tem desconto.

 

Tour Jardins do Vaticano

 

Escolhemos visitar os jardins do Vaticano por alguns motivos, um deles é porque grande parte do país é formado por seus jardins e outro motivo é por incluir a entrada dos museus no ticket, ou seja, foi mais caro sim (41 euros por pessoa), mas fizemos duas visitas e conhecemos uma das partes menos acessadas pelos visitantes, já que só é possível visitar com guia. Na foto acima você pode ter uma ideia de como os jardins são grandes, ocupando quase metade do território e também pode ver as línguas em que o tour é feito, sendo que você escolherá na hora em seu radinho com fones de ouvidos.

 

Jardins do Vaticano

 

A foto acima já é da visita guiada, e esses são os fundos da Basília de São Pedro e do prédio do governo do Vaticano (no canto esquerdo inferior), onde o Papa é o “presidente”. As vistas da cidade do Vaticano são lindas lá de trás, pois o relevo não é plano por todo o percurso. A foto abaixo é da frente do prédio do governo, digamos “legislativo” do Vaticano.

 

Sede do governo do Vaticano

 

São muitos os prédios que você vai ver durante o passeio e diversos monumentos. Além do prédio do governo, verá a parte de trás do museu, a resídência oficial do Papa, as quadras de esporte, as trilhas de caminhada, os locais de oração e meditação ocupado pelos papas e também diversas esculturas, uma gruta de Nossa Senhora e muito mais.

 

A esfera dentro da esfera

 

A foto acima apresenta a escultura em bronze “ A esfera dentro de uma esfera”, muito visitada, mas infelizmente estava com o acesso bloqueado por estar passando por restauração durante nossa visita.

 

Jardins do Vaticano

 

As esculturas são encontradas por todos os lados, a maior parte delas são da Virgem Maria, e algumas de Papas e também de anjos.

 

Esculturas Jardins do Vaticano

 

O áudio vai falar bastante e indicar todos os nomes dos locais, das estátuas e às vezes de qual papa costumava utilizar mais tal local. Enfim, super recomendo. Há também o passeio a pé pelos jardins, que também deve ser muito bom, apenas não o escolhemos pois não teríamos tempo de ver o museu e os outros locais do Vaticano no mesmo dia. O passeio de ônibus pelos jardins do Vaticano tem duração entre 30 e 40min.

 

Museus do Vaticano

 

Depois do ônibus, o guia o levará para a entrada dos museus, e só lá você vai scanear o ticket e entrar para os corredores infinitos e as salas lindas dos Museus do Vaticano. Você não saberá por onde começar, mas sugiro que seja pelo corredor da foto acima, e depois você vai voltando e acabará na Capela Sistina (logo chegamos lá). Nos corredores você verá diversas esculturas expostas, como na foto acima, e em todas as esculturas nuas, você não verá as partes íntimas masculinas, pois todas foram cortadas ou escondidas de alguma forma.

 

O Trono de Lúcifer

 

Cuide para sempre olhar para o teto, em todas as salas do museu ele será diferente, mas sempre riquíssimo em detalhes, tanto esculturais quanto de ouro. E minha gente, TEM MUITO OURO. Para onde você olhar, você vai ver os detalhes de ouro reluzindo. Essa “banheira” gigante em bronze, de nome “ O Trono de Lúcifer” que você está vendo na foto acima, deve ter de 4 à 5 metros de diâmetro, e pertencia à imperadores romanos.

 

Museus do Vaticano

 

Esse corredor é muito gigantesco, e não dá para saber se ficamos olhando para as paredes ou para o teto. Impossível ver todos os detalhes. Ali você encontrará mapas desenhados nas paredes, como se fossem mapas mundi bem antigos. E no teto, totalmente desconexo das paredes, diversos desenhos de anjos e imperadores, muito lindos e riquíssimos em detalhes. Aliás, sugiro que, por 3 euros, você pegue o aúdio guia, vale muito a pena.

 

Estátua Museus do Vaticano

 

Os museus do Vaticano têm várias áreas e câmaras, mas a última delas, a mais impressionante e mais frequentada, é a encantadora Capela Sistina. A obra mais conhecida de Michelangelo, os afrescos do teto da Capela são realmente de deixar qualquer um de boca aberta. Lá no alto estará a “A Criação de Adão”, fica tão longe dos olhos que é difícil enxergar as minuciosas pinceladas de Michelangelo. Por muita sorte, no dia em que fomos, os seguranças estavam nos deixando tirar fotos, SEMPRE sem flash, claro (torço para que vocês tenham a mesma sorte).

 

A criação de Adão

 

Depois da Capela Sistina, fomos para a Basílica de São Pedro, logo na saída da Capela, você terá duas opções, uma de ir por dentro dos museus e chegar direto na Basílica ou sair dos museus, ir para a praça, passar pela segurança e aí entrar pela frente da Basílica. A primeira opção será mais rápida, mas vá pedindo informações, na segunda, você levará mais tempo. Como gostamos muito e estávamos gordinhos, fomos pela segunda opção urheuhruehrueh ;(

 

Guarda do Vaticano

 

O horário de fechamento da Basílica e também da cúpula (no verão) é 20h. Quem escolher subir na cúpula, infelizmente não fomos então eu vou ter que voltar para subir o/ haha, tem duas opções: você pode pagar 6 euros e subir 537 até lá em cima oooou pagar 8 euros e subir os primeiros 233 de elevador e os outros apézito (acho que já ajuda né?).

 

Pietá Vaticano

 

Voltando à Basílica de São Pedro, logo na entrada à sua direita você verá a escultura da Pietá, uma das mais famosas do arsenal do Vaticano. A Basílica é muito grande, de longe a maior e mais rica de todas que você encontrará em Roma, Florença, Veneza ou até outros países catolicistas por aí. Por todo lado são esculturas maravilhosas, ouro e mais ouro, enfim, tudo é imponente lá dentro. Dica importante para mulheres: eles não deixam entrar de short, saia, ou qualquer vestimenta muito curta e também nada que apareçam os ombros, fomos na época mais quente, então carregamos uma canga nas mochilas, que amarrávamos na cintura e um pouco mais abaixo do joelho, aí não havia problema nenhum e não fomos barradas em nenhuma visita.

 

Basílica de São Pedro

 

No meio da basílica tem uma parte “fechada”, com um grande tapete vermelho que vai até perto do altar principal, que fica embaixo da maior cúpula da Basílica. Se quiser, você pode participar da missa ou das rezas que estarão ocorrendo dependendo do horário que você estiver visitando. Vou dar uma dica diferente para você começar a visita na Basílica, pois na parte inferior dela ficam os túmulos dos papas, ou as criptas, como eles chamam. Se você quiser, antes de entrar, à direita, você verá uma placa indicando a entrada dos túmulos, se você seguir e visitar primeiro, você entrará na Basílica por baixo. O túmulo do Papa João Paulo II é o último a ser visitado e fica na entrada inferior da Basílica.

 

Altar Basílica de São Pedro

 

Como tem muita coisa para falar sobre Roma e fizemos os dois na mesma viagem, vou falar aqui sobre o hotel que escolhemos, claro, marcamos muito antes da visita, uns 4 meses, para que não ficasse caro e também para que conseguíssemos um bom hotel com boa localização. E CONSEGUIMOS 😀 Dessa vez ficamos no B&B 94Rooms Vatican-Scipioni, o atendimento foi muito bom, pois precisamos trocar as datas e ainda incluir mais pessoas na reserva, o proprietário, Marco, foi super atencioso nos deu dica e até passou o whatsapp para melhorar a comunicação.

 

B&B 94Rooms Vatican-Scipioni

 

Quando chegamos em Roma, fomos direto para a rua do hotel e foi fácil de encontrar. Para quem chegar pelo aeroporto de Roma, eles têm serviço de transfer (são 70 euros por pessoa, mas o aeroporto é bem longe) para o hotel, meus tios usaram e foi muito bom. Nós utilizamos o metrô, que tem linhas à uma e a duas quadras de distâncias do hotel. A porta da foto acima é a porta do hotel, você precisará combinar, por e-mail ou whats, um horário, que eles estarão lá te esperando, já que eles não têm uma recepção exatamente. Mas a mulher estava nos esperando, mesmo tendo dizendo que sabia que iríamos chegar apenas depois de meia tarde. Ela foi super atenciosa, tanto fazendo o check-in quanto tirando dúvidas sobre os locais e também dando o mapinha e explicando sobre como funcionaria a estadia.

 

Café da manhã B&B 94Rooms Vatican-Scipioni

 

O quarto  era organizado e limpo, o banheiro era amplo e bem limpo. Nosso quarto ficava de frente para a rua, que durante a noite era bem calma. O café da manhã você escolhe no dia anterior e será entregue no seu quarto no horário combinado, apenas senti falta de alguma coisa salgada, além das bolachinhas que serviram. Mas estava muito bom e até foi bastante para nós (essa foto do canto inferior direito é do café do primeiro dia). A localização desse B&B é excelente, fica à três quadras do muro do Vaticano, ou seja, bem muito perto, como diriam meus amigos nordestinos e tem metrô para todo o lado na quadra de trás. Recomendo esse hotel pelo atendimento, instalações, preço e localização.

 

Sacada do Papa

 

Vou encerrando o post aqui, com uma foto da sacada onde o Papa costuma aparecer para os pronunciamentos e bênçãos, ou quando um novo é eleito. Espero que tenham gostado, mesmo você não sendo católico o Vaticano é lindo e riquíssimo em história e em ouro levado do Brasil e você não vai apenas para saber sobre a igreja católica. P.s.: não esqueçam de nos seguir nas redes sociais e quem tiver perguntas ou comentários, a janelinha para você deixar sua opinião está aberta a todos aí embaixo. Abraços galeris e até o próximo ;**

Siane Camila Luzzi


Engenheira Ambiental, 29 anos, de coração e tradição gaúchos, está fazendo doutorado na UMN, em Minneapolis, EUA. Fica super ansiosa antes de qualquer viagem, do tipo hiperativa, que refaz a mala no mínimo 5x, fica correndo de um lado pro outro e não dorme nas noites anteriores à viagem. Contato: sianeluzzi@gmail.com

Leia também...


Comentários